Ilustrações: ©Davina Falcão
.
O projecto BARN – Conservação e Estudo da Distribuição e Ecologia das Aves de Rapinas Nocturnas, é um projecto do CERVAS/ALDEIA. Sendo as aves de rapina nocturnas um dos grupos com maior número de ingressos no CERVAS como centro de recuperação, torna-se indispensável ter o máximo de informação possível sobre este grupo. Sendo esta informação tão escassa sobre as populações de aves de rapina nocturnas em Portugal, o CERVAS sentiu a necessidade de criar um projecto que visasse o estudo deste grupo, surgindo então no final de 2008 o projecto BARN.
O BARN tem como objectivo essencial aumentar o conhecimento deste grupo em Portugal e, consequentemente, na Europa. Numa primeira fase, o BARN está a ser desenvolvido no concelho de Gouveia, mas tem como objectivo alargar a área de estudo para toda a zona da Serra da Estrela. As espécies alvo são as que ocupam habitats agro-silvopastoris, ou seja, coruja-das-torres (Tyto alba)(4), mocho-galego (Athene noctua)(3), coruja-do-mato (Strix aluco)(1) e mocho-d’orelhas (Otus scops)(2), sendo todas espécies protegidas e três delas em declínio moderado na Europa.
Os principais objectivos deste projecto são identificar e monitorizar os locais de presença e nidificação de aves de rapina nocturna, bem como potenciar a reprodução e fixação destas espécies através da colocação de caixas-ninho. Este último objectivo é bastante importante, tendo em conta que estas espécies não constroem ninhos, mas ocupam cavidades de árvores e de construções humanas (torres de igrejas, celeiros, casas abandonadas, etc.), que são cada vez mais raros devido à pressão humana. Para complementar todo o processo de conservação das aves de rapina nocturnas, é necessário que a população em geral esteja sensibilizada e, para isso, o BARN tem uma forte componente de educação e sensibilização ambiental, com o intuito de suprimir mitos relacionados com as aves de rapina nocturnas e mostrar às populações locais a importância destas espécies no combate a pragas, nomeadamente, de roedores e insectos. Estão também previstos a realização de cursos e workshops, permitindo também a divulgação do projecto dentro da comunidade científica e do público em geral, podendo captar novos investigadores interessados no estudo deste grupo de aves.
.
Mais informação AQUI.